Programação Twido
Exercícios
a) Como se apresenta uma configuração “modular” dos diversos fabricantes de PLC.
A “CPU” e cada um dos módulos de entrada e saída se encontram separadas e vão sendo montadas em função da configuração aplicada.
b) Quais são os principais blocos que compõem um PLC.
CPU, Módulos de Entrada/Saída, Fonte de alimentação, Base ou Rack.
c) Como se apresenta uma configuração “compacta “dos diversos fabricante de PLC.
A “CPU” e todos os módulos de entrada e saída se encontram no mesmo RACK
d) Qual é a função e a importância da fonte de alimentação em um PLC.
Fornece todos os níveis de tensão para alimentação da CPU e dos módulos de I/O, funciona como um dispositivo de proteção, garante a segurança e a integridade da tensão de alimentação para todo o sistema, por meio do monitoramento constante dos níveis de tensão e de corrente fornecidos, se esses níveis excederem os valores máximos ou mínimos permitidos, além do tempo especificado pelo fabricante, a fonte interage diretamente com o processador, gerando uma interrupção ( por meio de uma sequência de comandos ) e fazendo com que a CPU pare a execução do programa de aplicação.
e) Explique como é feito a atualização das saídas de um PLC.
Após a execução do programa de aplicação, o conteúdo da tabela de imagem das saídas, construída de acordo com a lógica executada, é enviado aos pontos de saída correspondentes.
f) Explique o que é uma base de expansão remota e quando a mesma é utilizada.
Não há CPU, apenas a fonte de alimentação e um módulo especial de comunicação (Módulo Remoto Escravo) pode se apresentar como um único módulo em conjunto com a fonte, conforme o PLC.
É utilizada quando os módulos I/O estão instalados distantes da base local, ou quando se necessita de pontos de I/O em quantidade superior à suportada pela base local e base de expansão local