programação php
O modelo de programação orientada a objetos tornou-se fortemente marcado na versão 5 do php, que ate então, não oferecia recursos fundamentais para tal modelo. Abordaremos em uma serie de artigos, fundamentos, conceitos e programação orientada a objetos.
Publicado em: 8 de julho de 2006 | Canal: PHP | Autor:
Conceitos
A programação orientada a objetos consiste em um desenvolvimento estratégico onde os sistemas são constituídos de partes reutilizaveis chamadas de classes que se interagem entre si através de objetos ( instancia de uma classe ).
"A análise orientados a objetos têm como meta identificar o melhor conjunto de objetos para descrever um sistema de software. O funcionamento deste sistema se dá através do relacionamento e troca de mensagens entre estes objetos." (wikipedia.org)
"Na programação orientada a objetos, implementa-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software. Cada classe determina o comportamento (definidos nos métodos) e estados possíveis (atributos) de seus objetos, assim como o relacionamento com outros objetos." (wikipedia.org)
Classes Uma classe nada mais é do que uma abstração de um objeto, um modelo pelo qual os objetos são criados. Uma classe possui basicamente atributos ( variaveis ) e métodos ( funções ) onde, a partir de objetos ( instancia de uma classe ) são acessadas e/ou retornam valores.
Ex:
Class funcionario{ protected $nome; protected $cargo;
public function set_nome($nome){
$this->nome = $nome;
}
public function set_cargo($cargo){
$this->cargo = $cargo;
}
public function get_funcionario(){ return "Funcionário: {$this->nome} Cargo: {$this->cargo}";
}
}
Objetos
Como dito antes, objetos são instancias de uma classe, ou seja uma entidade generalizada. Um exemplo é o funcionário Edivan carneiro , da classe Funcionários e como você pode ver, o funcionário Edivam carneiro sabe coisas ( possui