Programação em PHP
Manipulação de tipos
O PHP não requer (ou suporta) a definição de tipo explicita na declaração de variáveis: o tipo de uma variável é determinado pelo contexto em que a variável é utilizada.
Isto significa que, se você assimila um valor string para a variável $var, $var se torna uma string. Se você então assimilar um valor inteiro para $var, ela se torna um inteiro.
Um exemplo da conversão automática do PHP é o operador de adição '+'. Se qualquer um dos operadores for float, então todos os operadores são avaliados como floats, e o resultado será um float.
De outra forma, se os operadores forem interpretados como inteiros então o resultado será um inteiro.
Note que isso NÃO muda os tipos dos operadores: apenas muda em como esses operadores são avaliados.
Nota: O comportamento de uma conversão automática para array é atualmente indefinida.
Desde que o PHP (por razões históricas) suporta indexação de strings através de utilizando a mesma sintaxe da indexação de arrays, o exemplo acima nos deixa um problema: $a se tornou um array sendo o primeiro elemento "f", ou será que "f" se tornou o primeiro caractere da string $a?
As versões atuais do PHP interpretam a segunda assimilação como identificação de deslocamento na string, então $a se torna "f", o resultado desta conversão automática, entretanto, pode ser considerada indefinida.
O PHP 4 introduziu a nova sintaxe de chaves para acessar caracteres na string. Utilize esta sintaxe em vez do exemplo apresentado anteriormente:
Moldando Tipos - Type Casting
A moldagem de tipos no PHP funciona como no C: o nome de um tipo desejado é escrito entre parênteses antes da variável em que se deseja a moldagem.
As moldagens permitidas são:
(int), (integer) - molde para inteiro
(bool), (boolean) - molde para booleano
(float), (double), (real) - molde para número de ponto flutuante
(string) - molde para string
(array) - molde para array
(object) - molde para objeto
Note