Qi inteligencia multiplas
a) A inteligência intelectual ou cognitiva é a capacidade de manipular informações.
As informações são dados de conteúdo cognitivo e podem ser as idéias (conteúdo do pensamento) ou os valores (conteúdo do juízo).
É através dela que conseguimos identificar as relações entre os dados de qualquer natureza, sejam eles dados concretos objetais referidos ao mundo externo ou conteúdos abstratos exclusivamente mentais, restritos ao mundo subjetivo interno.
Essas relações podem ser de quaisquer tipos: identidade, aproximação, semelhança, disparidade, diferença, exclusão, etc.
O que, porém, mais caracteriza a inteligência é a sua capacidade de permitir que novos conteúdos sejam criados a partir da sua atividade. Ela viabiliza o surgimento do novo, daquilo que não está contido em nossas experiências anteriores, mas que transforma todo esse mundo a partir de uma perspectiva nova. É nesta atividade que ela mostra todo o seu potencial.
As duas atividades básicas da inteligência cognitiva
Podemos simplificar as atividades da inteligência em dois tipos fundamentais: a atividade reprodutiva e a atividade criativa.
A atividade reprodutiva consiste em identificar e reproduzir situações e condições já estabelecidas. Estas incluem tudo aquilo que já está estabelecido previamente e aquilo que o próprio indivíduo estabeleceu. No primeiro caso, o indivíduo apreende todas as informações do ambiente através do relacionamento com outras pessoas ou através dos meios de informação (livros, meios de comunicação, etc.). Na atividade criativa, ele constrói situações e condições novas, ainda não definidas pela sua experiência nem apreendidas do ambiente. É possível que elas já existam no ambiente, mas não é a partir dele que o indivíduo as elabora, mas a partir da sua própria