Programação em C
de
ALGORITMOS E LINGUAGEM C
Aula 1 - INTRODUÇÃO
Há várias linguagens de Programação. Uma das grandes vantagens do C é que ele possui tanto características de "alto nível" quanto de "baixo nível".
O C nasceu na década de 70. Seu inventor, Dennis Ritchie, implementou-o pela primeira vez usando um DEC PDP-11 rodando o sistema operacional UNIX. O C é derivado de uma outra linguagem: o B, criado por Ken Thompson. O B, por sua vez, veio da linguagem BCPL, inventada por Martin Richards.
O C é uma linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como processadores de texto, planilhas eletrônicas, sistemas operacionais, programas de comunicação, programas para a automação industrial, gerenciadores de bancos de dados, programas de projeto assistido por computador, programas para a solução de problemas da Engenharia, Física, Química e outras Ciências, etc ... É bem provável que o Navegador que você está usando para ler este texto tenha sido escrito em C ou C++. Estudaremos a estrutura do ANSI C, o C padronizado pela ANSI.
AULA 2 - Primeiros Passos
O C é "Case Sensitive"
Vamos começar o nosso curso ressaltando um ponto de suma importância: o C é "Case Sensitive", isto é, maiúsculas e minúsculas fazem diferença. Se declarar uma variável com o nome soma ela será diferente de Soma, SOMA, SoMa ou sOmA. Da mesma maneira, os comandos do C if e for, por exemplo, só podem ser escritos em minúsculas pois senão o compilador não irá interpretá-los como sendo comandos, mas sim como variáveis.
Dois Primeiros Programas
Vejamos um primeiro programa em C: #include /* Um Primeiro Programa */ int main () { printf ("Ola! Eu estou vivo!\n"); return(0); }
Compilando e executando este programa você verá que ele coloca a mensagem Ola! Eu estou vivo! na tela.
Vamos analisar o programa por partes. A linha #include