programa o infantil
Nos últimos anos vimos as programações infantis serem extintas em massa da Televisão brasileira. Programas como TV Globinho, ou ainda os desenhos animados da TV Record, ambos foram substituídos por programas voltados a um público mais amplo como Encontro com Fátima Bernardes e Hoje em dia. Restando apenas o Bom dia e CIA do SBT.
Ainda que muitos apontem a proibição de exibição de comerciais voltados para o público infantil como o principal fator para extinção dessas programações, a prática do merchandising pela programação com público mais amplo é visto como um atrativo maior as emissoras de TV, já que, atrai uma gama maior de anunciantes.
Outro fator preponderante é o sucesso dos canais pagos voltados ao publico infantil, porém, somente as crianças de famílias com maior poder aquisitivo possuem esse privilégio. Assim, restam as demais crianças pouquíssimas opções de programas infantis.
Critica:
Está claro que o poder aquisitivo que as emissoras de Televisão recebem ao exibir programas voltados a um público mais amplo é mais lucrativo do que exibir programas infantis. Hoje em dia, não vemos mais emissoras preocupadas em transmitir programas educativos e com conteúdo as crianças, como víamos a tempos na TV Cultura e na TVE do Rio de Janeiro.
Hoje o interesse financeiro está acima de tudo nos mandamentos das emissoras de TV, não se tem mais a preocupação de exibir programas educativos, culturais e com conteúdo, programas assim ficaram restritos aos canais pagos, quem tem condições de pagar assiste, quem não tem se contenta com os resquícios de qualidade que existe na TV aberta.
Sendo assim, cada vez mais vemos a TV brasileira com programas de má qualidade que buscam apenas enriquecer os donos de emissora, estes que se preocupam apenas com a quantidade de merchandising disponível em cada programa.