Programa O ATPS
Ciências da Computação – Paradigmas de Linguagem de Programação
Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)
Professor: Matheus Pessote Verdi
Nome: Hygor Luis Rodrigues
RA: 2485744654
Rio Claro (SP) – 6 de abril de 2015
1. Defina o que é uma linguagem de programação sob a conotação sintática e também semântica.
R: Sintática: Ela define a estrutura da linguagem, ou seja, a maneira que o compilador entenderá seus comandos, as regras que serão usadas.
Semântica: Possui o objetivo de interpretar o significado das construções sintáticas, ler as linhas de código que foram programadas.
2. Descreva o que influi e quais fatores que melhoram os seguintes critérios de avaliação de linguagens de programação: legibilidade, capacidade de escrita e confiabilidade.
R: Legibilidade: Todo o desenvolvimento do programa, e a leitura do mesmo, para saber se há ou não erros em sua escrita, caso ocorra erros, é necessário a manutenção no Software.
Capacidade de Escrita: É escolhida uma linguagem de fácil entendimento e que possa solucionar os problemas propostos, é sempre necessário fazer uma releitura das linhas já escritas, assim, caso ocorra algum erro, o programador deverá ter controle sobre todas as situações apresentadas.
Confiabilidade: Quando a linguagem escolhida te oferece todos os parâmetros para o desenvolvimento que solucione seus problemas.
3. Apresente um exemplo de trecho código fácil e difícil de ler, indique de quais linguagens de programação eles se referem. Explique o porquê da diferença.
R: Fácil: C
#include <stdio.h>
#include <conio.h>
main ()
{
double v1,v2, rs; printf ("1º valor:"); scanf ("%f", &v1); printf ("2º valor:"); scanf ("%f", &v2); rs = v1+v2; printf ("\n A soma e: %2.f",rs); getch(); }
Difícil: Java public class Numero { public static void main(String args[]) { int n; n = 17+21; System.out.println("O valor numérico é " + n); }
}