Atps Algoritmos E Programa O
ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Aluno: Valdemar Ferreira da Silva RA: 8207987584
Professor: Prof° Me. Sergio Eduardo Nunes
Limeira 2014
ETAPA 1: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO.
1.1. NOÇÃO DE ALGORITMOS
Para resolver um problema, no computador, é necessário que seja encontrada uma maneira de descrever este problema de uma forma clara e precisa. É preciso uma sequência de passos que permitam que o problema possa ser resolvido de maneira automática e repetitiva. Portanto, a solução de um problema por computador é baseada em dois pontos: a sequência de passos e a forma como os dados serão armazenados no computador. Esta sequência de passos é chamada de algoritmo.
Algoritmo, “linguagem natural”, é um conjunto de ações com propriedades especiais e específicas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas, tendo como propriedade ações simples e bem definidas (não ambíguas), sequência ordenada de ações e uma sequência finita de passos constituindo soluções computacionais ou reais.
1.2 PSEUDO LINGUAGEM
A transposição de problemas do universo real para o computacional é expressa na forma de algoritmo na linguagem natural fundamentalmente, porém algoritmos computacionais requerem um nível de detalhamento próximo da linguagem computacional, representando comandos realizados pelo computador.
As pseudo linguagem têm a função de aproximar algoritmos computacionais da linguagem natural, tornando possível postergar detalhes para a modelação do algoritmo na linguagem executável do computador, demonstrando grande flexibilidade. É uma linguagem de programação simplificada. É usada para escrever algoritmos, sem se preocupar com todos os detalhes de uma linguagem de programação real. É uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem a escreve, de forma a ser entendida por qualquer pessoa), sem