Programa Terapêutico
No Centro de Tratamento MATA, estamos construindo nosso programa terapêutico próprio, muito diferente das terapias dos centros atuais fundamentadas em medicamentos, assim como das instituições que abordam a questão somente sob a dimensão espiritual ou doutrinária.
Nosso programa terapêutico está fundamentado em uma abordagem integral, que contempla todas as dimensões da pessoa e respeita as especificidades de cada caso.
Para ajudar uma pessoa adoecida pelo abuso de drogas, quase sempre angustiada, deprimida, magoada e marginalizada é preciso competência. É preciso saber acolher as crises e compreender o que está sendo expressado através das regressões, fugas e repetições.
É preciso conhecer as leis das perturbações e do crescimento humano, através dos relacionamentos e do trabalho na busca da cura interior.
Nosso programa terapêutico é composto por cinco fases, sendo que quatro delas são desenvolvidas no período de internação. São elas:
1.) FASE DE ACOLHIMENTO E ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO: Nesta fase o trabalho da equipe é direcionado na busca do entendimento da história familiar, pessoal e da doença do paciente. Objetivando colher o máximo possível de informações para composição de uma hipótese diagnóstica que irá direcionar as atividades terapêuticas da equipe técnica. Um dos objetivos desta fase é o de promover ou valorizar a motivação do paciente e seus familiares para o tratamento.
2.) FASE DE ADAPTAÇÃO: Nesta fase o paciente recém admitido terá orientações e informações sobre as atividades que comporão o seu programa de tratamento, o período e os objetivos da internação, normas de convivência, cronograma semanal de atividades.
3.) FASE TERAPÊUTICA: Em qualquer fase posterior a adaptação, estabelece-se um período que exige a participação ativa e maior responsabilidade por parte do paciente. A equipe técnica desenvolve um acompanhamento terapêutico com o objetivo de promover-lhe uma visão real acerca de si mesmo, através de