Livro de Farmacologia
Continuada a Distância
Curso de
Farmacologia Geral
Aluno:
EAD - Educação a Distância
Parceria entre Portal Educação e Sites ê Curso de
Farmacologia Geral
MÓDULO I
Atenção: O material deste módulo está disponível apenas como parâmetro de estudos para este Programa de Educação Continuada, é proibida qualquer forma de comercialização do mesmo. Os créditos do conteúdo aqui contido são dados aos seus respectivos autores descritos na Bibligrafia Consultada.
2
Este material deve ser utilizado apenas como parâmetro de estudo deste Programa. Os créditos deste conteúdo são dados a seus respectivos autores
MÓDULO I
INTRODUÇÃO À FARMACOLOGIA
HISTÓRIA E CONCEITOS FUNDAMENTAIS
A palavra farmacologia etnologicamente se origina da palavra Pharmakon, do grego que quer dizer droga, fármaco ou medicamento, mais logos que significa estudo. De uma maneira genérica e bastante simplificada poderíamos conceituar farmacologia de diversas formas, como se segue:
•
Estudo da interação dos compostos químicos com os organismos vivos;
•
Ciência experimental que lida com as propriedades das drogas e seus efeitos nos sistemas vivos;
•
Ciência que estuda as alterações provocadas no organismo pelas drogas ou medicamentos. A farmacologia pode, ainda, ser definida como o estudo do modo pelo qual a função dos sistemas orgânicos é afetada pelos agentes químicos. A farmacologia foi reconhecida como ciência na segunda metade do século XIX, onde os princípios científicos passaram a serem considerados no estabelecimento das práticas terapêuticas. No entanto, desde as civilizações mais antigas, remédios baseados em ervas ou outros produtos naturais de origem vegetal, animal ou mineral eram amplamente utilizados para combater as diversas enfermidades que acometiam o homem e os animais domésticos, que com ele conviviam.
Até o século XIX, a terapêutica era pouco influenciada pela ciência. A partir desta fase,
alguns