Prodhon
Este trabalho traz informações sobre o PROHDOM (Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar).
Objetivo
Tem como objetivo entender o Prohdom, suas características e os benefícios para seus usuários.
Metodologia
Foram realizadas pesquisas na bases de dados de site do Governo Estadual.
Desenvolvimento
O Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar (PROHDOM) é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde e tem como objetivo diminuir as taxas e índices gerais de internações nos hospitais, diminuindo as filas de esperar, o alto índice de permanência nos leitos, assim, agilizando a alta hospitalar e proporcionando o aumento na oferta de leitos e procedimentos. Alguns estudos apontam que 70% dos casos de doenças são passíveis de tratamento domiciliar.
A Lei Federal nº 10.424 de 15 de abril de 2002, estabeleceu no âmbito do SUS o Atendimento e a Internação Domiciliar; a Portaria Ministerial nº 2.529 de 19 de outubro de 2006 institui a Internação Domiciliar no âmbito do SUS.
Secretaria Municipal de Saúde - SP desenvolveu o - PROGRAMA HOSPITAL DOMICILIAR DE ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO DOMICILIAR (PROHDON)- para implantação na rede Pública Municipal, Portaria nº 1170/2008
O público beneficiário são pessoas moradoras no município de são Paulo de toda e qualquer idade, admitidos, segundo critérios estabelecidos pelo Prohdom.
Conceitos
Assistência Domiciliar: Serviço de Saúde realizado no ambiente domiciliar por um ou mais profissionais habilitados da área da saúde. Pode ser dividida em Atendimento Domiciliar e Internação domiciliar. * Atendimento Domiciliar: Modalidade de cuidado á saúde, como alternativa ao tratamento ambulatória, realizado no domicílio do paciente por um ou mais profissionais da área da saúde que visa a manutenção, restabelecimento, reabilitação, autonomia e independência, participação no seu meio social, desenvolvimento e adaptação de sua vida, promovendo melhor qualidade de