Programa Saúde da família
Curso: Programa Saúde da Família
O Programa de Saúde da Família é a estratégia definida pelo Ministério de Saúde para oferecer uma atenção básica mais resolutiva e humanizada no país. A atenção básica é um conjunto de ações de saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É a porta de entrada do sistema de saúde e se articula com outros níveis de atenção. O Programa Saúde da Família é operacionalizado mediante equipes compostas por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde, baseados em uma unidade básica de saúde. Cada equipe é responsável pelo acompanhamento de cerca de mil famílias em um território definido dentro da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde a que pertence, cada UBS pode conter até oito Equipes de Saúde da família.
Equipe multiprofissional, cada equipe do PSF é composta no mínimo por um médico, u enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários de saúde. Outros profissionais, a exemplo de dentista, assistentes sociais e psicólogos, poderão ser incorporados ás equipes ou formar equipes de apoio, de acordo com as necessidades e possibilidades locais. A Unidade de Saúde da Família pode atuar com uma ou mais equipes, dependendo da concentração de famílias no território sob sua responsabilidade.
O objetivo da saúde da família é contribuir para a reorganização da atenção primária a saúde, a partir da expansão e qualificação da estratégia saúde da família, no período de cinco anos, visando á elevação da resolubilidade das equipes através da incorporação de recursos humanos qualificados e de tecnologia adequada, no campo da infra-estrutura e da gestão dos serviços e á incorporação de instrumentos e metodologias, em rede integrada de atenção á saúde, que permitam o acompanhamento e avaliação permanentes da melhoria da situação de saúde das famílias, especialmente os grupos mais