Programa de recuperacao de dados
Quando se deleta ou apaga acidentalmente alguma coisa no disco (arquivo no disco), o sistema operacional não apaga a informação, o Windows apenas marca no HD que tal arquivo foi deletado, fazendo o arquivo ficar invisível para o Usuário do sistema. Com isso o arquivo “deletado” continua no HD até que um novo arquivo venha ocupar aquele espaço.
Quando o arquivo é perdida no disco, a primeira regra que se deve seguir é uma simples regra de senso comum: não escreva mais nada no disco rígido antes de recuperar o que foi perdido, caso contrario você estará substituindo os dados deletados por novos dados, o que pode dificultar ou até impossibilitar que você os recupere.
Uma coisa é sempre verdade, no que respeita à informação no seu disco - o que se vê nem sempre é tudo aquilo que se tem.
Isto é verdade para ficheiros perdidos, mas também para partições perdidas. Se apagar uma partição, deixe-a em branco. Pode não a conseguir ver, mas software especializado em recuperação de dados vai conseguir. O mesmo se aplica a discos formatados - é perfeitamente possível recuperar de uma formatação completa.
Dados Subscritos
Agora imagine que você perdeu o arquivo e salvou outros arquivos nesse mesmo HD, é bem possível que este novo arquivo seja gravado por cima de algum outro arquivo deletado(área cinza). Caso isso aconteça, dizemos que o arquivo antigo fica subscrito, e parte ou toda informação deste arquivo é perdida.
Se um arquivo recuperado tiver uma parte dele subscrita, ele não abrirá da forma que deveria. Ou seja, ele fica corrompido.
Mesmo sobrescrito há sim possibilidade de recuperar os arquivos usando programas específicos para isso (como reparadores de dados), claro que quanto mais o HD for usado e novas informações gravadas, maior as chances de se perder esse arquivo definitivamente.
Programas de Recuperação de Dados
Como citado anteriormente os programas de recuperar dados nada