Recuperação de dados do hard disk (mini-tutorial utilizando software)
CURSO DE MANUTENÇÃO & SUPORTE EM INFORMÁTICA
TURMA: 3º ANO C
RIVALDO FELINTO SANTOS JUNIOR
VINÍCIUS DA SILVA ALMEIDA
recuperação de dados do hard disk
(mini-tutorial utilizando software)
Campina Grande, PB.
2013
Software de recuperação de dados do Hard Disk.
Atualmente, os discos rígidos contidos em computadores tem a capacidade de alocar grande valor de dados em sua memória. Com isso, é possível que se torne mais frequente a perda de dados do HD, sendo isso consequência de diferentes fatores, como formatações sem eficientes backups, exclusão direta de arquivos (sem envio para a lixeira), e até mesmo falhas do disco.
Porém, há algumas maneiras de se recuperar esses dados perdidos, como a recuperação física de discos rígidos, a qual há empresas especializadas nesse tipo de atividade. E também há um meio de recuperação através de softwares especializados, que fazem espécies de “varreduras” a fim de encontrar os tais dados até então perdidos.
É importante destacar que esse tipo de recuperação precisa ser feita da maneira mais imediata possível. Explicando de uma maneira geral, esses softwares só conseguem realizar a recuperação de dados quando a agulha do hard disk ainda não percorreu novamente o ponto considerado “disponível a receber novo dado”, onde, anteriormente continha o dado/arquivo então deletado. Ou seja, o sistema não apaga o arquivo fisicamente, e sim, deixa uma lacuna “vazia” na memória. Quanto mais rápida for a tentativa de recuperação, maior a chance de ter o arquivo novamente. Outro fator que influencia diretamente no sucesso da operação, é o tamanho do arquivo, sendo este pequeno, é possível que seja recuperado de forma mais rápida.
Abaixo, segue um mini-tutorial ilustrativo que objetiva explicar os passos principais de uma recuperação de dados utilizando o programa PC Inspector File Recovery, próprio para esse tipo de atividade.
1º Passo: Após ser realizado o