Programa de produção
A grande maioria das empresas tem um mix de produção de produtos diferentes chegando muitas vezes à casa das centenas. Dessa forma, torna-se muito difícil, se não impossível, efetuar uma previsão de demanda para cada um desses produtos fabricados. Deve-se definir uma metodologia de agrupar ou agregar a demanda desses vários produtos em um único (ou em um número bem baixo) que seja representativo do todo. A demanda prevista para esse produto básico é denominada demanda agregada.
O planejamento agregado visa compartilhar os recursos produtivos da empresa com a demanda agregada, no médio prazo, isto é, com um horizonte de 5 a 18 meses, aproximadamente. Nessa compatibilizacão, a empresa define uma estratégia de operação, que pode ser:
A) Adequar os recursos necessários a fim de que os recursos disponíveis possam atendê-la;
B) Atuar na demanda a fim de que os recursos disponíveis possam atendê-la;
C) Uma estratégia mista, isto é, atuar tanto nos recursos quanto na demanda.
Perfil da Demanda
O primeiro passo na execução do planejamento agregado é obter o perfil da demanda para o horizonte de planejamento.
Na análise dos planos a seguir, consideramos a empresa que possui a seguinte demanda agregada, de janeiro a dezembro:
jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez
1959 1920 2220 3944 2200 2430 1940 2450 2280 2240 1980 1540
Produção mensal prevista
Média: 2259unidades / mês (Método da Média Móvel Simples)
A demanda média para o período de planejamento é de 2259 unidades/mês. É fácil observar que, caso os recursos produtivos fossem dimensionados para atender à demanda média do período de planejamento, ficaríamos com falta de recursos em 4 meses (abr., jun., ago., set.), e um excesso de recursos em 78meses (jan., fev., mar, maio., jul., out.,Nov.,dez.). Evidentemente, os dois casos são indesejáveis. O planejamento agregado visa harmonizar esta situação, procurando as alternativas de menos custo para a