programa de necessidades
Origens
Unidade I:
0
Unidade: Introdução e Origens
Introdução ao estudo de História da Arquitetura e do
Urbanismo
Arquitetura. Esta é uma palavra que a maior parte das pessoas conhece e utiliza (ou já utilizou) no cotidiano, porém se formos perguntar por aí o que se entende por ―arquitetura‖, ou, principalmente, qual é a diferença entre arquitetura e construção, veremos que logo as dúvidas começam a surgir. No caso de estudantes do curso de Arquitetura como vocês, que já começaram a estudar algumas disciplinas e reconhecer algumas particularidades da sua futura profissão, a necessidade de entender o que é arquitetura coloca-se de forma ainda mais premente.
De modo geral, existem inúmeras definições da palavra arquitetura: a mais conhecida e talvez mais funcional é ―a ciência e a arte de construir‖. Esta definição é extremamente abrangente, e de certa forma até um pouco confusa.
O que é, exatamente, arte? E mesmo a palavra ―ciência‖, será que é adequada neste caso? Não seria melhor técnica? Será que se falarmos isso para um leigo, uma pessoa que não estuda arquitetura, esta pessoa seria capaz de entender o que é arquitetura só por essa definição? Ou mais ainda: será que com essa definição, uma pessoa é capaz de olhar para qualquer edificação e discernir qual se trata de arquitetura, e qual seria uma simples construção?
Provavelmente não. A arquitetura é um campo fascinante justamente por sua complexidade. Por um lado é ciência e técnica – domínio dos materiais e técnicas construtivas, estruturas, estudos de insolação e ventilação, ergonomia,
de luz e sombra, com o detalhamento de elementos ornamentais, pela curva de uma escadaria ou através da composição de volumes e formas.
Ainda
há
inúmeras
outras
formas
de
conhecimento
atrelados,
diretamente ou indiretamente, à produção de arquitetura nas suas mais variadas formas e escalas. O que dizer do urbanismo ou do paisagismo? Aí
aquela