programa de necessidades(projeto arquitetônico
PÉ DE ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE NECESSIDADES BÁSICAS elaborado por Maíra Zasso e Yorik van Havre, arquitetos
São Paulo, atualizado em 24.04.2007
A. Descrição geral do projeto
Projeto para um espaço construído destinado a abrigar as atividades da associação PÉ DE ARTE,
CULTURA E EDUCAÇÃO no município de São Gonçalo dos Campos, estado da Bahia, república federativa do Brasil.
O projeto é um edifício de categoria educativa e cultural, e consiste em alguns ambientes para abrigo e suporte às atividades da associação (culturais, lúdicas, educativas, administrativas e, de forma experimental e educativa, agrícolas). A maioria das atividades são realizadas com turmas de 15 a 30 crianças monitoradas por alguns animadores.
O projeto deverá ser elaborado com alto respeito ao meio ambiente: Deverá ser buscada uma sustentabilidade máxima: Pouca ou nenhuma dependência das redes públicas, uso de materiais não degradantes, não poluentes e recicláveis ou reciclados, facilidade de manutenção e uso de poucos recursos, grande integração no meio ambiente e aproveitamento máximo de vegetação.
O projeto deverá ser extensível e transformável: conforme as atividades da associação crescem, ambientes destinados às atividades principais deverão poder ser extendidos, divididos ou transformados facilmente. O projeto deve também prever uma possível desocupação pela associação e a transformação em residência ou outra atividade.
O projeto deverá ter um custo baixo e a execução ser dividida em etapas: As técnicas de construção usadas deverão ser de baixo custo, compatíveis com as condições locais e deverão ser estudadas possibilidades de execução de certas partes por mão de obra não qualificada ou pelos próprios membros da associação. Os acabamentos, embora perfeitamente funcionais, deverão ser simples. Sempre que possível, materiais reciclados serão usados. O projeto deverá também providenciar um funcionamento e manutenção de baixo custo, usando