programa agente comunitário
O objetivo principal do programa é integrar a comunidade ao município trabalhando conjuntamente em todas as áreas, garantindo assim, melhorias na qualidade de vida dos cidadãos.
O agente no bairro, irá garantir um intercâmbio e eficiência maiores em ações que objetivam a resolução dos problemas apresentados pela comunidade, buscando a resolução com uma rede de serviços à partir do conceito de intersetoriedade, isto é, trabalhando em constante parceria com todas as áreas: Saúde, Cultura, Esporte, Promoção Social, Educação, Segurança, no sentido de suprir as demandas referentes aos direitos sociais dos indivíduos.
Terá um local de trabalho, onde a comunidade terá acesso para expor seus problemas, ideais e sugestões. O agente por sua vez, fará um levantamento preciso da demanda da comunidade periódicamente, relatando ao seu superior direto, trazendo deste um parecer preciso, fazendo assim com que os moradores vejam seus problemas reconhecidos e legitimados.
Este seria um dos principais meios de obtenção de informações oficiais de ambas as partes.
Esta lógica obedece a tendência atual do desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis, onde é fundamental a co-participação e a co-responsabilização do cidadão.
Em nossa comunidade temos muitos problemas, como:
Drogas;
Criminalidade;
Promiscuidade;
Inversão de Valores;
Desemprego;
Evasão Escolar;
E com o a chegada de novos morades cresceu o índice de pobreza, já que o custo de vida local ficou muito alto (aluguel, comida, vestimenta…), não acompanhando a renda familiar dos cidadãos do bairro, que ainda uma grande parte vivem da agricultura e do trabalho braçal.
E com um olhar crítico e social, envolveríamos a população em ações preventivas e sociais como meio de promocão da inclusão social em todo seu processo elaborativo e executivo, tais como:
Palestras;
Workshops;
Visitas domiciliares;
Atividades socio – educativas…
O programa já existente