PROGRAMA 5S
CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
PROGRAMA 5S
Implantação e Análise
Alexandre Costas Frias
Carlos A. Wendling Jr.
Fernando Santos
Mariana Banker
Petrópolis
2014
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
PROGRAMA 5S
Implantação e Análise
Trabalho apresentado à Universidade Católica de Petrópolis como exigência para obtenção da aprovação parcial da disciplina Qualidade em Produtos e Serviços.
Professor: Manoel Carlos Diniz
Petrópolis
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado tem como objetivo analisar a implantação do Programa 5S na sala de aula, mais especificamente a de numeração 105 da Universidade Católica de Petrópolis – Campus BA.
O Programa 5S é a etapa inicial e base para implantação da qualidade total, é assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (autodisciplina). O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.
A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional.
Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.
Os principais benefícios da metodologia 5S são:
1. Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão;
2. Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais.