Program saúde da família
O processo de construção do Sistema Único de Saúde, regulamentado pela constituição de 1988, e desenvolvido sobre os pilares da universalização, descentralização e da integralização da assistência, visa reduzir a distância entre os serviços de saúde e a população.
O modelo assistencial de saúde predominante no país, caracteriza - se pela prática hospitalocêntrica, pelo individualismo, pela utilização muitas vezes inadequada dos recursos tecnológicos e com baixa resolutividade, o que gera alto grau de insatisfação para os integrantes do processo gestores, profissionais de saúde e população que utiliza os serviços.
Nesse contexto, o Ministério de Saúde assumiu, desde 1991, a implantação do Programa de Agentes Comunitário de saúde com a finalidade de contribuir para a redução das mortalidades infantil e materna, principalmente nas regiões Norte e Nordeste através da extensão de cobertura dos serviços de saúde para as áreas mais pobres.
Em 1994, o PSF considerando o eixo estruturante na atenção Básica de Saúde. Esse programa surge como uma estratégia de reorientação e modelo assistencial a partir da atenção básica, em conformidade com os princípios do SUS.
O programa PSF ainda valoriza os princípios de territorialização, de vinculação com a população, de garantia de integralidade na atenção, de trabalho em equipe com enfoque multidisciplinar, de ênfase na promoção da saúde com fortalecimento das ações intersetoriais e de estímulos à participação da comunidade.
II - ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
O Programa Saúde da Família, é um modelo de atendimento assistencial, reorientando o sistema de saúde a partir da atenção básica, criando e mantendo equipes de saúde com vários profissionais que tem como base de trabalho as unidades de saúde, estas equipes atendem as famílias de uma área delimitada, as mesmas são cadastradas e acompanhadas por profissionais desta unidade, incluindo o atendimento no próprio domicílio, assim