Prog Serv
Professora: Silvana / Turno: Noite
Exercício
- Modelo de camadas
Quando as primeiras redes surgiram, cada fabricante de computador utilizava uma arquitetura própria, o que impedia que computadores diferentes pudessem ser conectados à mesma rede. O modelo OSI (Open Systens Interconnection) surgiu da necessidade de criação de uma arquitetura única e se tornou um padrão internacional, sendo usado pelos fabricantes nas especificações de seus produtos de rede.
O modelo OSI se divide em tipos de camadas empilhadas dessa forma: aplicação, transporte, rede, vínculo de dados e física. - Camada de aplicação É aonde residem as aplicações de rede e seus protocolos. As camada de aplicação da internet, inclui muitos protocolos tais como HTTP, SMTP, FTP.
- Camada de transporte
A camada de transporte da Internet carrega mensagens da camada de aplicação entre outros dados do cliente e servidor de uma aplicação. Há dois protocolos de transporte de Internet: TCP e UPD, e qualquer im pode levar camadas da mensagem de aplicação.
- Camada de rede
A camada de rede da Internet é responsável pela movimentação, de um hospedeiro para outro, de pacotes de camadas de rede, conhecidos como datagramas.
- Camada de enlace
Os serviços prestados pela camada de enlace dependem do protocolo específico empregado no enlace. Por exemplo, alguns desses protocolos proveem entrega garantida entre enlaces, isto é, desde o nó transmissor, passando por um único enlace, até o nó receptor.
- Camada física
A camada física movimenta os bits individuais que estão dentro do quadro de um nó para o seguinte.
- Comutação por pacote
A comutação de pacotes é um paradigma de comunicação de dados em que pacotes são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações e dados tipicamente partilhada por outros nós. A comutação de pacotes é utilizada para optmizar o uso da largura da banda da rede, minimizar a latência e