profuncionário
Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação;
Cursista: Karoline Alves do Nascimento Campos
Função: Merendeira / E. E. Getúlio Vargas
Educação Sociedade e Trabalho
Tutora: município/ Gisele Scopel - Tutor: Água Boa/ Ricardo Mazureki
Módulo 5 – Unidade 1 pág 26
1- Você estudou também na disciplina que a escravidão foi extinta no Brasil em 1888. No entanto, a imprensa denuncia constantemente existência de trabalho escravo em nosso país. Faça uma pesquisa no Ministério do Trabalho como Governo Federal vem combatendo o trabalho escravo. Investigue também em quais regiões do país ocorre uma maior incidência desse tipo de exploração. Procure a Delegacia Regional do trabalho de sua cidade e entreviste um fiscal, procurando saber se em município existe esse tipo de ocorrência. Você tem notícia de trabalho escravo no Brasil nos dias de hoje?
Em minha pesquisa pude constatar que ainda há trabalho escravo no Brasil, infelizmente esta é uma realidade muito próxima de todos nós. Tal exploração ocorre com mais frequência e intensidade nas regiões do Pará, Maranhão, Mato Grosso nas áreas de fronteira da expansão agrícola e onde há ausência de estrutura de governo. Ocorre ainda em alguns municípios de São Paulo em usinas, no estado da Bahia nas lavouras de cana-de-açúcar e no norte de Minas Gerais.
Em situação precária, a condições degradantes, dormindo no chão, passando fome, privação de medicamentos e assistência médica e a maior parte dos escravizados são de origem indígena .
O governo brasileiro, por meio de um pronunciamento do presidente da República em 1995, assumiu a existência do trabalho escravo, e neste mesmo ano criou estruturas governamentais para combater a esse crime, com destaque para o Grupo Executivo para o Combate ao Trabalho Escravo (GERTRAF) e ao Grupo Especial de Fiscalização Móvel, também foram criados o Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo e a Comissão