Desempenho de poedeiras Rhode Island Red em sistema alternativo de produção
Cyntia Yukari Mizuta²
Flávio Roma César²
Leandro Imero²
Maurício³
RESUMO
A raça Rhode Island Red de origem Norte-amaricana, criada em 1845 através do cruzamento de galinhas rústicas com Shangais ou Cochinchinas e galos Malaios vermelhos, teve sua primeira exposição em 1895.
São aves excelentes para pequenas criações, como o sistema adotado no campus onde ocorreu o experimento. E talvez as melhores aves de postura com dupla finalidade (Carne e Ovos). Produzindo ovos de bom tamanho na cor marrom. Podem ser comercializados como ovos do tipo colonial, por causa do sistema de criação e alimentação. Possuem bico médio, levemente curvo e córneo avermelhado, com plumagem vermelha, cauda curta, peito largo e membros inferiores médios.
O experimento foi conduzido na Fazenda Piloto do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté. Foram utilizadas 88 galinhas da raça Rhode Island Red, com o objetivo da produção de ovos, e aumentar o vinculo dos alunos, do curso, com aulas práticas em vivência agronômica na criação de aves poedeiras. Criadas em galinheiros de 66,22 m², dividido em dois compartimentos de área de poleiro com alimentação medindo 40,26 m², e outro de ninhos medindo 21,96 m², tendo acesso à área externa de piquete com .....m². As aves foram recebidas com 1 dia de idade, alimentadas com ração inicial até a 6ª semana, a partir daí até a 18ª semana recebeu a ração de crescimento. Com 19 semanas de vida, passaram a receber a ração de postura, para iniciar a produção. Além de uma alimentação correta atingida pela conversão alimentar indicada, foi adotado o programa de luz, recomendado para avicultura, para homogenizar o crescimento das aves, resultando em maior produção e homegeniedade na postura dos ovos, aproveitando ao máximo o potencial de cada galinha.
Os ovos eram pesados a cada semana, a partir da 19ª semana, início da postura, até o abate das aves ao