Profissões
Sendo que cada vez mais a nossa sociedade é uma sociedade altamente capitalista que acarreta consigo diversas necessidades, entre elas, a de profissionais diversos, obviamente, os indivíduos integrados nesta sociedade vão procurar seguir o rumo que entendem ser mais promissor do ponto de vista financeiro.
Entre as profissões mais prestigiadas e bem remuneradas está a Medicina. O curso está entre os 20 com mais candidatos e numa posição de topo.
A saúde é um bem essencial á população daí ser uma profissão tão admirada por todos; “Saúde Pública é a arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade, abrangendo o saneamento do meio, o controle das infeções, educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde”. (Winslow Charles-Edward Amory , 1920)
O que realmente suscita interesse nesta área é o seu prestigio social, os custos que implica e ainda a realidade social do individuo e dos pais que em principio terão influência sobre determinadas escolhas. O que nos faz questionar o percurso dos licenciados em medicina.
-A influência da sociedade na escolha da profissão;
No livro A Sociedade do Espetáculo de Guy Debord, ao criticar a sociedade capitalista, ele afirma que “a liberdade de escolha é uma liberdade ilusória, pois escolher é sempre escolher entre duas ou mais coisas prontas, isto é, pré-determinadas por outros”. Numa sociedade onde a única liberdade que existe