profissões
Psicologia
É o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo estuda os problemas da mente, do comportamento do indivíduo e sua interação com a comunidade. Com base nesse conhecimento, atua na promoção, na prevenção, na recuperação e na reabilitação de pessoas com distúrbios mentais, emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Pode trabalhar em consultórios ou em clínicas, hospitais e unidades de saúde. Também encontra espaço em escolas, na área de orientação educacional e apoio a crianças com problemas de aprendizagem, e em empresas, no setor de recursos humanos.
O curso aborda as diversas correntes da psicologia e introduz o aluno em várias áreas, como psicologia clínica, social, escolar e organizacional. Há disciplinas obrigatórias, como neurologia, antropologia, teoria psicanalítica e psicologia do desenvolvimento, e optativas, como psicologia do excepcional e problemas de aprendizagem. Algumas instituições possibilitam aos alunos realizar atendimentos à comunidade em diversas áreas, como clínica e orientação profissional.
Principais áreas de atuação
- Psicologia clínica
- Psicologia esportiva
- Psicologia hospitalar
- Orientação profissional
- Psicologia jurídica e social
- Psicologia do trabalho
- Gestão de pessoas
- Treinamento
2. ESTÁGIO
O estagio é obrigatório, e há demanda para se conseguir um bom estagio durante todo o ano. O aluno pode iniciar os estágios extracurriculares a qualquer tempo, mas recomenda-se a partir do terceiro semestre do curso. É necessário haver um psicólogo no estágio para orientar e acompanhar as atividades realizadas pelo estudante. Quem recruta estagiários são as escolas, instituições jurídicas, organizações