Profissões do Futuro
A engenharia ambiental é um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais e suas dimensões:
Ecológica;
Social;
Econômica;
Tecnológica;
O engenheiro ambiental deverá saber reconhecer, interpretar e diagnosticar impactos ambientais negativos e positivos, avaliar o nível de danos ocorridos no meio ambiente e propor soluções.
Áreas de Atuação
Bioprocessos e Biotecnologia Avaliar os efeitos de um processo ou produto sobre o meio ambiente.
Controle de poluição Reduzir o impacto de atividades industriais, urbanas e rurais sobre o meio ambiente. Monitorar a qualidade da água e fiscalizar a emissão de gases que prejudicam a qualidade do ar.
Geoprocessamento Realizar mapeamentos e levantamentos geográficos por meio de avançados programas de computador.
Recuperação de áreas
Desenvolver e executar projetos de recuperação de áreas poluídas ou degradadas.
Recursos hídricos
Racionalizar a exploração de rios, reservatórios e água subterrânea, controlando a qualidade e a quantidade de água consumida.
Saneamento
Projetar, construir e operar sistemas de abastecimento de água e de coleta, transporte e tratamento de esgoto, lixo doméstico e resíduos industriais. Montar sistema de drenagem para prevenir enchentes e inundações
Planejamento e gestão ambiental
Elaborar relatórios de impacto ambiental e planos para o uso de recursos naturais. Assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs. Estudar meios de reutilização de resíduos, para otimizar a produção e reduzir gastos
Universidades
As principais universidades que oferecem esse curso são: CEUNSP (Salto-SP), UNISO (Sorocaba-SP), UNIP (Sorocaba-SP), ESAMC (Sorocaba-SP), PUC (Campinas-SP), UNICAMP (Campinas-SP), USP (São Paulo-SP), MACKENZIE (São Paulo-SP) e UNESP (Sorocaba-SP).
Grade Curricular
A partir do terceiro ano, o aluno aprofunda o estudo de conteúdos profissionalizantes, que incluem:
Tratamento de resíduos