As profissões do futuro
2011
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 4 2. AS PROFISSÕES DO FUTURO 6
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo trazer uma resenha sobre a obra “As profissões do Futuro” do autor Gilson Schwartz, integrante da coleção Folha Explica.
2. AS PROFISSÕES DO FUTURO
O livro “As profissões do futuro” de Gilson Schwartz, integrante da coleção Folha Explica, examina as transformações no mercado de trabalho decorrente aos anos e mudanças nas condições da nova economia e tecnológicas. Atualmente não basta um diploma, sendo essencial para o desenvolvimento de carreira novos conhecimentos, habilidades e ampla diversidade.
“Para competir no mercado de trabalho, não basta ter uma competência, é preciso ser competitivo, ou seja, estar disposto a reformular e atualizar continuamente conhecimentos, habilidade e atitudes” – Gilson Schwartz, em “As profissões do futuro”.
É preciso estar inserido no novo mundo de globalização e reengenharia, fenômenos visíveis principalmente na comunicação, alcançando cultura e economia adiante. O que não muda o velho sentido de que a baixa qualificação da população limita o tamanho do mercado. Não existindo, assim, empregos seguros e de estabilidade por toda uma vida, pois a competição exige cada vez mais do profissional, interligando as novas tecnologias.
Em todo o mundo a situação é precária em relação aos empregos disponíveis, isso se deve justamente ao “novo” mercado, com toda a flexibilidade da internet inserida mundialmente mostrando que há ainda o que vir quando se trata de criança, invenção e reinvenção dos negócios e produtos. O mercado convencional sumiu.
O novo trabalhador impõe sua personalidade (com o limite respeitável dentro de cada segmento) e prova ser multifuncional, o que antes cabia a especialidades hoje migra para o amplo conhecimento, não que se especializar deixou de ser algo correto economicamente, porém dá-se lugar ao novo modelo empresarial que espera funcionários que não