estudo de celula
(Lv.13:4 a 13)
INTRODUÇÃO
Como foi dito na semana passada, estaremos completando nosso estudo de célula sobre o pecado (LEPRA). Aprendendo um pouco sobre ter santidade ao Senhor,que é uma condição para que as pessoas vejam Cristo em nossas vidas, a mudança em nossas vidas e assim, venham também para Cristo através do nosso testemunho.
1. A lepra na pele – 13.1-8
a. Inchação
A lepra se eleva acima da pele indicando alguém que se considera superior aos outros. Paulo, porém nos exorta a considerar o irmão superior a nós mesmos (Fp 2.3).
b. Pústula
É um tipo de úlcera ou ferida que produz pus e representa todo tipo de impureza que conduz à sensualidade.
c. A mancha lustrosa
Essa representa o brilho da falsa religiosidade e da hipocrisia.
d. O pêlo branco
O pêlo branco aqui representa a perda de força. Devemos amadurecer, mas nunca envelhecer em termos espirituais. Quem envelhece espiritualmente perde a força para servir o Senhor, além disso, podem se tornar cegos e resistentes a mudanças por serem muito apegados a seus conceitos.
e. Mancha mais profunda que a pele
Isso indica uma conduta errada, encoberta, que não foi confessada. A pessoa está tentando encobrir o pecado e, nesse caso, ela deveria ser observada por sete dias. Sete é um número simbólico que representa algo completo. Quando vemos o sintoma do pecado na vida de um irmão precisamos adverti-lo e esperar por um tempo até que se arrependa. Esse tempo de observação do sacerdote simboliza um tempo para arrependimento.
2. A lepra na carne – 13.9-11
Suponha que um irmão caiu em adultério. Isso é lepra, mas se houver arrependimento pode ser removida. Mas suponha ainda que esse mesmo irmão repita o pecado muitas vezes. Chega a um ponto em que a lepra se torna inveterada, ou seja, habitual. É uma situação, portanto, muito mais grave que a lepra na pele. Mas, mesmo um irmão que cai dessa forma no pecado pode ser transformado. Nos versos 12 e 13 lemos que tal lepra pode