Profissão petróleo e gás
A Engenharia do Petróleo envolve ainda uma ampla gama de conhecimentos, sendo que podemos destacar fortes interações com as áreas de Geologia / Geofísica; Química e Engenharia Química, além de Automação e Controle.
A profissão de Engenheiro de Petróleo é reconhecida pelo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – na sua Resolução n. 218, de 29 de junho de 1973. O artigo 16 desta resolução diz que o engenheiro de petróleo está habilitado a desempenhar todas as dezoito atividades estabelecidas para o exercício profissional da engenharia referentes a dimensionamento, avaliação e exploração de jazidas petrolíferas, transportes e industrialização do petróleo, seus serviços afins e correlatos”.
O curso de Engenharia do Petróleo da Politécnica da UFRJ é um instrumento importante para a formação de engenheiros, com sólida base físicomatemática e com conhecimentos politécnicos nas áreas de mecânica, de materiais, de elétrica e eletrônica e de produção, além das tecnologias de exploração e explotação de petróleo. Assim, o engenheiro de petróleo formado pela Politécnica da UFRJ estará capacitado para trabalhar em todos os ramos relacionados à indústria do petróleo, bem como integrar equipes multidisciplinares responsáveis pelos projetos e desenvolvimento de campos de petróleo.
|CREA começa a registrar tecnólogos em Petróleo e Gás – Sergipe |
|O Conselho Regional de Engenharia,