Profissão de Secretário: tendências para 2030
Escola Técnica de Hortolândia
22/04/2013
O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO NA GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO NA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)
AUTORES
CUSTÓDIO,C.M.P.B - Mestranda em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará,Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará e Secretária Executiva da Faculdade de Medicina/UFC – Sobral, Professora dos Cursos Tecnológicos da Universidade Estadual Vale do Acaraú.
FERREIRA,F.D - Mestranda em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará,Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará e Secretária Executiva da Faculdade de Medicina /UFC – Fortaleza
SILVA,L.V.C - Mestranda em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará,Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará e Secretária Executiva da Faculdade de Medicina/UFC - Cariri.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho foi investigar a importância do profissional de secretariado nas diversas áreas da faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, inclusive nas duas extensões do interior do Estado.A fim de saber se este profissional contribui para qualidade do serviço público.
MÉTODO
Para realização deste trabalho foi feita pesquisa de campo realizada na Universidade Federal do Ceará. Onde 22 profissionais de secretariado, formados em técnico ou superior de secretariado responderam a um questionário objetivo .As perguntas foram Atividades desenvolvidas ;Pontos positivos para sua atuação na UFC; Dificuldades encontradas para o desenvolvimento do trabalho;Gestão de pessoas; autonomia dos profissionais de secretariado,Contribuição para a qualidade.
RESULTADO
A pesquisa mostrou que 58% dos profissionais atuam em atividades técnicas e rotineiras. Sobre os pontos positivos de atuar na UFC, 54% mostrar