profissional de automacao
Resumo
Este documento apresenta um breve conceito sobre a área de automação industrial, os locais onde o profissional com formação em automação industrial pode atuar, suas principais atribuições e tem como objetivo apresentar sua qualificação profissional.
Introdução
O profissional de automação necessita de um conhecimento amplo em várias áreas profissionais, tais como, elétrica, eletrônica, mecânica, instrumentação, informática, redes e comunicação, pneumática e hidráulica.
Neste trabalho será abordado as diferentes áreas que o profissional de automação industrial deve ter qualificação, a história da automação industrial e os principais setores em que ela aparece.
Automação industrial
Automação é um sistema de equipamentos eletrônicos e ou mecânicos que controlam seu próprio funcionamento, quase sem a intervenção de uma pessoa, ela começou a ter destaque quando os sistemas agrários e artesanais transformaran-se em industriais inicialmente na Inglaterra. Os sistemas automatizados surgiram na década de 70 nas industrias, após sua consolidação o comércio começou a usar equipamentos em serviços de telecomunicação, em sistemas de ar condicionado, segurança, controle de acesso entre outras aplicações. E após isso os sistemas automatizados foram difundidos para uso em pequenos escritórios e residências.
Os sistemas de automação compõe-se de cinco elementos:
Acionamento: Provê o sistema de energia para atingir seu objetivo.
Sensoriamento: Verifica o desempenho do sistema ou um elemento particular de seu sistema.
Controle: Utiliza a informação dos sensores para regular o acionamento.
Comparador: Compara os valores medidos com valores preestabelecidos e toma decisões para atuar no sistema.
Programas: Contêm informações de processo e permitem controlar as interações entre os diversos componentes.
Indústrias
A automação aparece em vários segmentos industriais, tais como indústrias siderúrgicas,