professora
01- Sobre a Europa Ocidental, podemos afirmar: A crise econômica que a região vem sofrendo decorre da automação de determinados setores da atividade produtiva, como a agropecuária, que têm liberado o trabalhador, aumentando desta forma o número de desempregados.
( ) Sofre uma crise demográfica, decorrente do aumento da oferta de empregos, que não é acompanhado de aumento equivalente do número de europeus adultos.
( ) Vive uma crise social, decorrente da prosperidade das comunidades imigrantes, cujos membros ocupam os melhores empregos e salários, impedindo o acesso dos cidadãos europeus ao trabalho.
( ) Se, num passado recente, os imigrantes, pouco exigentes, serviram para cobrir o déficit de mão-de-obra para serviços menos qualificados, hoje, com a crise econômica local, o aumento do desemprego tem levado os europeus a se sentirem prejudicados com a presença desses trabalhadores.
( ) Ocorre um intenso processo de desindustrialização, ou seja, a migração de trabalhadores do setor secundário para o setor terciário e neste setor a oferta é pequena.
02-Em relação às particularidades geográficas da Europa, identifique as afirmações verdadeiras e as falsas:
( ) O turismo representa uma das mais importantes fontes de divisas para a economia da Grécia, da Espanha e da Itália.
( ) Após a crise determinada pela última Grande Guerra, surgiu uma série de organizações supranacionais tendentes a uma integração política e econômica.
( ) A importância do Vale do Ruhr deve-se à presença de amplas reservas exploradas de carvão e ferro, que atraíram grandes concentrações industriais.
( ) O congelamento dos portos da Europa Setentrional explica a ausência de vocação marítima nos países aí situados.
( ) A península da Jutlândia é ocupada pela Holanda.
03- Marque como verdadeiros os itens que caracterizam corretamente os principais rios europeus:
( ) Volga: Situado