Professora
Profs. Robério Paulino Rodrigues e Ernesto Serra
Recomende esta página para um amigo Imprimir
A União Soviética (URSS) foi composta por diversas Repúblicas Socialistas, também denominadas Repúblicas Soviéticas ou Repúblicas da União. Eram elas:
RSS da Armênia (1 no mapa)
RSS do Azerbaijão (2 no mapa)
RSS da Bielorússia (3 no mapa)
RSS da Estônia (4 no mapa)
RSS do Cazaquistão (6 no mapa)
RSS da Geórgia (5 no mapa)
RSS do Quirguízia (7 no mapa)
RSS da Letónia (8 no mapa)
RSS da Lituânia (9 no mapa)
RSS da Moldávia (10 no mapa)
RSFS da Rússia (11 no mapa)
RSS do Tadjiquistão (12 no mapa)
RSS do Turcomenistão (13 no mapa)
RSS da Ucrânia (14 no mapa)
RSS do Usbequistão (15 no mapa)
RSFS Transcaucasiana (1922-36) - Não consta no Mapa
RSS Carelo-Finlandesa (1940-56)- Não consta no Mapa
Mikhail Gorbachev
Em abril de 1985, Mikhail Gorbachev assumiu o poder da União Soviética e lançou um programa de reformas que provocaram transformações profundas no mundo soviético. Esses programas ficaram conhecidos como Glasnot (transparência) e Perestroika (reestruturação).
Através da glasnot, Gorbachev pretendia provocar uma gradual abertura política do regime soviético, como a diminuição da censura na imprensa e maior liberdade de expressão nas artes. Dentro desse processo presos políticos ganharam a liberdade e velhos políticos foram substituídos por reformistas.
Através da Perestroika, Gorbachev almejava reorganizar a economia, tornando-a menos controlada pelo Estado e mais dinâmica. Estas reformas se faziam imprescindíveis, tendo em vista o arcaísmo das estruturas políticas e econômicas que engessavam a vida soviética. A corrida armamentista da Guerra Fria, havia canalizado os investimentos e o trabalho das Nações Soviéticas e prejudicara o desenvolvimento dos setores produtivos voltados para a paz. Era visível e motivo de descontentamento da população, abaixa qualidade dos bens de consumo. Do