PROFESSOR E ALUNO: UMA RELAÇÃO AFETIVA
UMA RELAÇÃO AFETIVA
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo esclarecer sobre a importância do relacionamento estabelecido entre docente e discente do Ensino Fundamental I (1ª a 4ª série) no cotidiano escolar. Será abordado sobre a afetividade na relação entre professor e aluno, bem como sobre a função de cada um no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chaves: relacionamento – professor – aluno – aprendizagem – afetividade
INTRODUÇÃO
A escola, mais do que em qualquer outro tempo, é um espaço onde se constroem relações humanas. Desta maneira, é fundamental trabalhar não só conteúdos, mas também as relações afetivas. A interação entre ambos é ainda importante para a adaptação do aluno ao processo escolar. O bom relacionamento do professor com o aluno se desenvolve na busca pelo desejo que o indivíduo tem de conhecer a si próprio, de encontrar uma definição para sua vida.
Essa relação deve ser de amizade, de troca de solidariedade, de respeito mútuo, enfim, não se concebe desenvolver qualquer tipo de aprendizagem, em um ambiente hostil. Mas não devemos esquecer que o respeito que a criança tem pelo adulto é unilateral, dando origem a dois sentimentos distintos: afeto e o medo; mas simultaneamente percebidos pela criança quando envolvidas em situações resultantes das suas desobediências. É da existência desses dois sentimentos que surge o respeito unilateral. Por isso, se houver afetividade, haverá a possibilidade de por em prática o respeito mútuo, tão necessário para o desenvolvimento das relações pessoais em qualquer que seja o meio humano e, através dele, a aprendizagem flui com mais facilidade. O aluno tem que se sentir parte integrante do aprendizado, não só como receptor, ele também quer ensinar algo e, certamente o professor tem algo a aprender com o educando. Para que haja esta troca, é necessário que professor e aluno estabeleçam uma relação de cumplicidade e afetividade. Neste espaço,