Professor gestor e autonomo
Com a globalização, vive-se hoje na sociedade do consumo e do hedonismo, onde a individualidade é maior a cada dia e têm –se menos espaços de convivência (troca-se a sala pelo quarto), onde o certo e o errado se confundem.Onde as crianças e jovens aprendem principalmente a partir da tv,dominam e utilizam as tecnologias, são egocêntricas, possuem pouco contato com a frustração e apresentam uma adolescência precoce.
A sociedade está a cada dia em processo de mudanças, e por isso pergunta-se:
Como o professor se adapta a esse processo?O que mudou em sua prática docente?
Interagir com esta sociedade e com este perfil de alunos exige novas habilidades para o professor.
Se o profissional docente escolher o caminho das oportunidades, irá aprender certas habilidades de gestão e competências para atuar em uma gestão de mudanças e processos.tais habilidades consistem em acrescentar novos elementos em sua convivência com os alunos dos dias atuais, utilizando novas metodologias e novas experiências em áreas diversas.Além dos saberes técnicos, precisa obter saberes cognitivos, buscando conhecimento em teorias educacionais e de aprendizagem, tecnologias liderança, marketing, entre outras.
Meirieu (2007) cita que é impossível “formar-se” professor sem se ter uma escolha ideológica (formam –se técnicos, mas não educadores).Este é o grande diferencial desta profissão.
O professor necessita de uma visão ampliada da escola, buscando o equilíbrio entre os debates ideológicos (o que se acredita)x os conflitos de interesses(a escola necessita de);entre a Pedagogia da necessidade (trabalho)x a Pedagogia da liberdade(gostar de).
O professor deve enxergar-se como uma peça fundamental para o bom andamento na escola, deve ser ousado e inovador, não distanciando de sua missão de educar para um “novo mundo” possível.Ser professor é, de fato, investir no futuro. Pois significa trabalhar, cotidianamente, nas aprendizagens.Seria um grande equívoco perder as