Professor como referência
Começo este texto com a seguinte colocação "Sua tarefa é cuidar que o aluno aprenda. Sua glória é o aluno que sabe pensar". Autor: (Pedro Demo). Acredito que esta é a máxima para um professor. A figura do professor é uma referência para o educando independente da sua idade. E com isso o professor assume um papel prioritário em relação ao aluno. E cabe a ele utilizar de todos os recursos ao seu alcance para a transformação do aluno.
Segundo Vygotsky (1984), o educador precisa contextualizar a sua prática docente, considerando o aluno como um sujeito integral e concreto, historicamente situado, isto é, um indivíduo que a partir da sua história de vida, tem um capital cultural construído na interação com o meio em que está inserido, tendo uma identidade que além de individual, é também coletiva e que o liga a sua classe social de origem. Sendo assim, é essencial que o educador busque na sua formação permanente, o sentido do porque e para que ensinar aos seus alunos, levando sempre em consideração a realidade e a experiência de cada um, preparando e planejando sua prática docente, procurando sempre transmitir aos seus alunos aquilo que faz parte de sua realidade.
Completando esta linha de pensamento temos que o docente enquanto profissional do ensino superior, deverá estar em contínuo aperfeiçoamento; desenvolvendo habilidades cognitivas voltadas à resolução de problemas, sabendo comunicar-se eficazmente e forme um conceito de seu trabalho, consciente de seus valores e normas, sempre fundamentado na concepção de educação.
O docente como especialista em didática é necessário que selecione, utilize, desenvolva métodos de ensino, planeje suas ações, domine o manejo da classe e auxilie os alunos a aproveitarem bem o tempo de aprendizagem dedicando-se à realização das atividades escolares, conduzindo seus alunos ao desenvolvimento de seu potencial e formação humana, unindo todo o