Professor com habilitação
PORTUGUÊS
2) O que pode estimular decisivamente esses jovens a tentarem a vida própria é: Leia o texto
A TURMA QUE NÃO QUER TER CHEFE
As universidades brasileiras estão despejando no mercado de trabalho um grupo de jovens cujas angústias e ambições já não são as mesmas do típico recém-formado: no lugar de um emprego fixo numa grande empresa, eles preferem aventurar-se num negócio próprio, ainda que essa opção traga mais riscos e incertezas. Em apenas cinco anos, esse grupo ficou 30% maior, de acordo com um novo estudo do instituto internacional Global Entrepreneurship Monitor.
Já são 3 milhões os brasileiros entre 18 e 24 anos que, com o diploma na mão ou prestes a obtê-lo, estão à frente da própria companhia. Eles vislumbram a possibilidade de alcançar sucesso mais rapidamente – mas também desejam usufruir a liberdade de quem não está sob as asas de um chefe. Outro aspecto captado pela pesquisa diz respeito à visão otimista que têm da economia brasileira. “Eles enxergam espaço para a inovação
– e isso é um estímulo decisivo para que tentem a vida por conta própria”, diz Silmara Greco, coordenadora do estudo. Está-se falando de gente como Pedro Valiati, 27 anos, que ainda cursava engenharia ambiental na USP quando, junto com dois colegas, teve a ideia de abrir uma empresa numa área até então inexplorada: a de softwares para racionalizar o uso da água. Emprego? “Era o sonho dos meus pais, nunca foi o meu.”
a( ) b( ) c( )
Que eles têm um diploma nas mãos.
Que eles não terão chefe para obedecer.
Que eles têm uma visão otimista da economia brasileira. d ( ) Que eles vislumbram a grande possibilidade de inovar. e ( ) Que eles estarão comandando a própria companhia. 3) De acordo com o texto, há uns tempos atrás, o recém-formado desejava simplesmente: a( )
Ganhar muito dinheiro com seu diploma garantido. b ( ) Trabalhar na área de sua formação. c ( )