Prof.
Apesar de ter dedicado seus estudos a biologia, o trabalho de Jean Piaget teve grande influência na educação, levando alguns a chamarem-no até mesmo de sinônimo da pedagogia, com a ideia de que seria impossível transmitir conhecimentos para o individuo, sem que este não tivesse o desenvolvimento suficiente para aderir e compreender tais informações, com isso, foi possível criar metodologias mais eficazes para educar, respeitando o incremento de cada um.
Piaget defendia que a criança não pensa como o adulto, pois o adulto tem suas estruturas cognitivas inteiramente desenvolvidas, enquanto a criança ainda está desenvolvendo, é como se essas estruturas fossem uma grande caixa, a do adulto já está pronta e com tampa, enquanto a da criança ainda não tem tampa e está começando a ser construída, quando uma informação é passada, o adulto assimila e guarda em sua caixa, e ela fica presa ali. Já a criança pode tentar guardar a informação na caixa, no entanto, por não estar pronta, nem ter tampa, a informação poderá facilmente escapar.
Com o tempo o individuo vai conhecendo e adaptando as diversas regras e valores, até atingir maturidade e ter condições de compreender, registrar informações e formular os próprios pensamentos, o que não seria possível sem uma base.
A aplicação do pensamento gerou resultados tão satisfatórios que hoje não é só relevante para Piaget, mas também para as várias escolas que haja diferentes meios de ensinar para diferentes idades até que o individuo atinja de fato, o pleno desenvolvimento.
Tatiane