PROEJTOS DO INSTITUTO PHILIPPE PINEL
723 palavras
3 páginas
PROEJTOS DO INSTITUTO PHILIPPE PINEL“reformas no modelo de hospital psiquiátrico nas últimas décadas permitiram a transformação dos pacientes na esfera socia (...) há hoje um processo político de reorganização do serviço público de saúde, inclusive na área da saúde mental, “no sentido de ampliar e garantir o acesso”. "Essa transformação visa construir projetos terapêuticos em que sejam consideradas as necessidades dos pacientes, de forma respeitosa, levando em consideração o ambiente familiar e pessoal, em que se possa ouvi-los ”
- Manuela Muller, psiquiatra.
Desde a década de 1980, com a reforma psiquiátrica brasileira, a organização dos institutos e hospitais psiquiátricos foi modificada. Em sua estrutura foram incorporados profissionais de diversas áreas para complementar o trabalho do psiquiatra. Dentro desse modelo, o Instituto Philippe Pinel, no Rio de Janeiro, incorporou assistentes sociais, terapeuta, musicoterapeuta, além de psicólogos como parte da equipe. A conquista ao longo desses 30 anos se dá no sentido de construir no hospital a possibilidade de transformar o social.
Hospital-Dia de adultos - CAIS
O serviço oferece oficinas de artesanato, modelagem, pintura e desenho, culinária e estamparia; oficina do corpo e grupo de escrita; e atividades de lazer como passeios, festas comemorativas de datas especiais, vídeo e música. Na última década, tornou-se uma espécie de incubadora de projetos inovadores do Instituto Philippe Pinel como a Cooperativa da Praia Vermelha, a TV Pinel, o Clube da Esquina e a AMOCAIS (Associação dos Amigos do CAIS).
Funciona hoje também como um importante centro de formação de recursos humanos, sobretudo depois da criação do Programa de Residência Integrada em Saúde Mental, em 1994.
Associação dos Amigos do CAIS – AMOCAIS
A Amocais é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem por finalidade estimular e promover ações e práticas que visem o desenvolvimento do Cais e de outros serviços que cuidem de