PRODUÇÃO E USO DE TINTAS
BACHARELADO EM QUÍMICA
PRODUÇÃO E USO DE TINTAS
Química do Meio Ambiente – Profª Francisca
São Paulo, Junho de 2014
INTRODUÇÃO
Há diversas maneiras de se definir o que é "tinta". No dicionário Aurélio, por exemplo, um dos significados encontrados para "tinta" é "substância química corante, que adere à superfície a qual se aplica e é usada para a pintura". Uma definição bastante simples e didática, porém, restrita para quem pretende se aprofundar mais no assunto. Se procurarmos uma explicação mais abrangente, recorrendo a um bom livro especializado, poderemos encontrar algo como "tinta é uma composição líquida, geralmente viscosa, constituída de um ou mais pigmentos dispersos em um aglomerante líquido que, ao sofrer um processo de cura quando estendida em película fina, forma um filme opaco e aderente ao substrato".
As funções de pintura são:
A proteção da base: No caso de corrosão metálica, esse tipo de tinta e usado para proteger as estruturas da corrosão de agentes químicos ou atmosféricos, prolongado a durabilidade do material e minimizando os prejuízos e custo. Esse tipo de tinta e chamada de anticorrosiva e usada em estruturas metálicas como maquinários, portões.
Proteção do interior de Edificações: esse tipo de tinta tende a proteger a estrutura de determinas condições térmicas, ela e usa como um isolando fazendo com que o frio ou o calor não atinja a região oposta da aplicação. E bastante utilizado na impermeabilização de lajes, galpões, depósitos, granjas, etc.
Estética: Usada somente para as decorações, sendo ela interior ou exterior, esse tipo de tinta tem certa fragilidade comparadas a outras, então por isso só deve ser utilizadas em ambientes que não passem por muitas intempéries. Hoje em dia encontram-se variedades de cores e utilizada na decoração de ambientes para dar um conforto visual, ou ate mesmo para rudimenta-lo definindo estilos do lugar.
Higiene: