Produção e mercado
Introdução Economicamente, Produção é a atividade da combinação dos fatores de produção que tem como finalidade satisfazer a necessidade do ser humano , implica num processo de criação de valores, que disponibiliza uma oferta de um produto para o Mercado, que é definido por um conjunto de pontos de contato no qual os agentes econômicos (compradores e vendedores) fornecem e pagam bens e serviços que interagem entre si, formando a economia de mercado.
Estruturas de Mercado Geralmente as estruturas de mercado são os modelos de como os mercados estão organizados e fundamenta-se em hipóteses e características observadas da interação da oferta e da demanda. As estruturas de mercado existentes para a produção de bens de consumo e bens de capital, dependem basicamente da quantidade de agentes vendedores e compradores atuando no mercado, do grau de inter-relação existente entre os agentes envolvidos e do tipo de mercadoria ou serviço produzido no mercado. Com relação ao produto, o relevante é saber se o produto é homogêneo ou diferenciado. Assim, as principais estruturas que temos são:
Concorrência Perfeita É um tipo de mercado onde há um elevado número de vendedores (empresas) e compradores. Sendo que a decisão de apenas uma empresa é insignificante, não afetando a oferta do mercado e consequentemente o preço de equilíbrio. Caracteriza-se pelas seguintes premissas: atomatizado, homogêneo, transparente, não existem barreiras para a entrada ou saída de empresas no mercado e a intervenção do Estado regulando através da “mão invisível da concorrência, os preços estabelecidos pela oferta e demanda.
Exemplos:
1. Os lojistas da rua 25 de Maio em São Paulo, considerado o maior centro comercial da América Latina. 2. Os produtos Agrícolas e hortifrutigranjeiros.
Monopólio Situação de mercado em que a oferta de uma mercadoria ou serviço é controlada por uma única empresa, impondo preços aos que comercializam. As