Produção e o mercado
O Mercado Sob Concorrência Perfeita e Monopolista
A disputa de produtos e serviços em detrimento da maior fatia de mercado caracteriza-se como concorrência, que também é meio de promover a qualidade de bens e serviços e muitas vezes a queda de seus preços. No enfoque deste trabalho nos preocuparemos com estudo dos tipos de mercado concorrencial como, monopólio, oligopólio, monopsônio e oligopsônio.
Monopólios
No mercado monopolista a concorrência se torna inexistente, tendo em vista a existência de um único fornecedor onde apesar do índice de vendas de seus produtos estarem sujeitos ao nível de preços, estes poderão impor qualquer preço a suas mercadorias. Geralmente o preço fixado pelo monopolista leva em consideração o segmento do mercado que quanto maior é preço menor é a quantidade de compra da mercadoria.
O impacto causado pelo monopolista aos consumidores é bem explicito, pois se reduzir a produção, ele poderá aumentar o preço sem sofrer grandes quedas de procura, já que o consumidor estará aprisionado a uma mercadoria de único fornecedor, que não teme a entrada de concorrentes e optará pelo preço que maximize o lucro elevando-o sempre que necessário.
Em um exemplo de âmbito estadual temos a Companhia Elétrica de Minas Gerais (CEMIG) como a única fornecedora de energia elétrica de Minas a Cemig pode ser considerada uma instituição monopolista.
Oligopólios
A oligarquia pode ser considerada uma combinação de características monopolistas com concorrência. Os oligopólios são poucos fornecedores onde cada um detém uma parcela grande de mercado e as mudanças exercida sobre uma política de venda desperta a concorrência dos outros participantes obrigando-os a uma reação. Neste sentido os oligopólios pode então cair nas graças dos consumidores, já que na briga pelo o mercado o fornecedor que colocar o preço abaixo do preço geral do mercado atrairá a clientela da concorrência e estes aos poucos se renderão as quedas de seus preços para