produção textual interdisciplinar
Diante da globalização e seus desafios apresentados ao homem, é assim que a educação manifesta a necessidade de se romper com modelos tradicionais para o ensino, sendo assim dentro de uma ampla reflexão interdisciplinaridade da contextualização da identidade, da diversidade e autonomia, vai redefinir uma relação entre os sistemas de ensino e as escolas. Essa proposta proporciona uma influência mútua entre as áreas curriculares e facilita o ensino aprendizagem. É comum vivenciarmos algumas dificuldades na escola, devido os educandos e os educadores terem se acostumado com a separação de disciplina porém existe uma grande necessidade em inovar trazendo um trabalho mais amplo e mais participativo entre educadores e educandos.
DESENVOLVIMENTO
A interdisciplinaridade começou a partir da lei de diretrizes e bases N° 5.692/71. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro se tornou mais presente e recentemente mais ainda, com a nova LDB N° 9.394/96 e com os parâmetros. Além da sua grande influencia na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no discurso e na prática de professores. Através da musica, do folclore, dos personagens que aparecem nas historias, proporcionando uma socialização entre os alunos trabalhando se a inibição, as relações interpessoais, a expressão oral, expondo suas experiências, sentimentos e opiniões além de integrar estes aspectos a outros conteúdos propostos.
Entende-se por interdisciplinaridade o campo vasto do conhecimento e a explicação dos fatos sob diferentes pontos de vista. A metodologia é defendida por educadores, que consideram essa troca de idéias entre as diversas áreas do saber importante para um melhor aprendizado, mas a interdisciplinaridade vai além de uma conexão entre a geografia e o português, a matemática e a química, enfim ela é uma ferramenta para a promoção do