Produção textual individual sobre o SUS
1 INTRODUÇÃO
Pelo SUS, todos os cidadãos tem direito a consultas, exames internações e tratamentos nas unidades de saúde vinculadas , sejam elas públicas ( municipal, estadual ou federal), ou privado conveniados ao sistema.
Durante muitos anos no Brasil, a saúde foi encarada como mera ausência de doenças, o que deu ao país um quadro não só das próprias doenças, como insatisfação dos próprios usuários, baixa qualidade, exclusão e desigualdades. A ideia de saúde defendida pelo SUS é a primeira novidade que o sistema apresenta incorporando este conceito e igualando a saúde as condições de vida, definindo e condicionando elementos à saúde; meio físico: Condições geográficas, água, alimentação, etc. Meio sócio econômico e cultural, emprego, renda, educação, etc. A garantia de acesso aos serviços de saúde responsáveis pela promoção, proteção e recuperação da saúde.
2 DESENVOLVIMENTO
Com o resultado de diversas propostas em relação ao setor de saúde apresentada na assembleia constituinte, a constituição federal de 1988 aprovou a criação do sistema único de saúde, reconhecendo a saúde como um direito a ser assegurado pelo estado e pautado pelos municípios.
O sistema único de saúde (SUS) é a denominação do sistema público de saúde brasileiro, considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo; segundo o conselho nacional de saúde.
O SUS é o resultado de uma nova formulação política e organizacional para o reordenamento dos serviços de saúde e ações estabelecidas pela constituição de 1988.
A luta pela transformação do quadro de saúde pública no Brasil começou a ganhar corpo por volta de 1970. E hoje se não é assegurado plenamente o direito de todos á saúde, esse direito foi ampliado.
Sabemos que em 19170, o Brasil vivia sobre o regime militar além de gerar sérios problemas à saúde da