Produção textual análise de gêneros e compreensão de
Enfatiza-se que a década de 80 configura-se como momento em que se reformulam propostas de planejamento educacional e são mostrados alguns selecionados trabalhos que foram apresentados no evento. Trabalhos estes que têm por objetivo elaborar um panorama de discussões a cerca do planejamento educacional. Visa-se por objetivo: * Enumerar algumas considerações que proporcionem a identificação do evento com um momento de discussão importante para os rumos do planejamento educacional; * Estabelecer um vínculo entre o contexto político. Econômico e social da América latina e a atividade de planejamento, com vistas a situá-la no entorno das mudanças históricas, políticas e sociais que desacortinavam na América Latina.
Quanto a essa análise documental (pois é disso que o trabalho trata), referente ao Congresso Internacional supracitado, vale-se apena registrar, no que diz respeito às intenções, uma delas era rever as atividades de planejamento e gestão, posto que não respondiam à crise instalada nos sistemas educacionais latino-americanos.
Relata-se, também, que segundo Williams (1992), a educação como processo social, para ser entendida, é necessário que seja analisada nos “cruzamentos” que compõem a estrutura social. E, nesse ponto, deixando de se considerar os elementos que definem o planejamento educacional como um processo social, não é possível, assim, entendê-lo, já que é composto por um lado, de relações entre os sistemas econômicos, políticos e educacionais e, por outro, pela dependência desses sistemas para se realizarem-se como atividade social (Williams, 1992).
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: CONCEITOS, DEFINIÇÕES E MUDANÇAS
FERNANDES, Fabiana S. – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
GT: Estado e Política Educacional /