Produção Textual Acadêmica
Já os textos com menor participação do leitor, são aqueles que tem embasamento científico, geralmente elaborados por profissionais conhecidos e respeitados em suas áreas. Um exemplo é sobre um médico que fale sobre o câncer, com uma base técnico-científica bem formulada, não terá muita participação ativa do leitor. Podemos dar como exemplos todos textos que possuam uma base técnica, assim como os que falam sobre doenças, sistema solar, construção civil, e muitas outras áreas.
2 - Resumidamente, significa que sem o hábito da leitura, não teremos o hábito da escrita. Para podermos escrever bem, de uma forma organizada, precisamos aprender primeiramente a processar cognitivamente a entrada de informações. Não podemos dialogar sobre assuntos de que não tomamos conhecimento previamente e que não armazenamos em nossa memória.
3 – Pode ser considerado um obstáculo para a produção de textos a falta de leitura.
4 - Segundo os estudos de Bakhtin, os gêneros discursivos primários são as situações de interação, de diálogo, face a face, cartas. Já os secundários correspondem a romances, dramas, pesquisas científicas e outros.
5 – A importância dos estudos dos gêneros discursivos é de fundamental importância porque a atividade linguística opera com enunciados concretos, orais ou escritos, correspondentes a diferentes campos da ação humana.
6 - Metarregra da repetição - Segundo propõe Charolles, para que um texto seja coerente, devemos retomar sistematicamente alguns elementos, de modo a formar uma unidade. Isto deve ocorrer do inicio ao final do texto.