Produção Mais Limpa
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L) 3
2.1. Aplicação do P+L para o processo de usinagem 3
3. GERENCIAMENTO DO FLUÍDO DE USINAGEM ESGOTADO 3
4. ESTUDO DE CASO 3
4.1. Reutilização dos fluidos de corte em uma metalúrgica através de Centrifugação de cavacos: 3
5. BENEFÍCIOS REUTILIZAÇÃO DO FLUIDO DE CORTE 3
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 3
1. INTRODUÇÃO
A percepção de que é necessário explorar a cidadania com maior profundidade em todos os segmentos da sociedade moderna, tem impulsionado o setor empresarial para ações concretas em direção à melhoria da qualidade de vida no planeta. Cresce a consciência de que meio ambiente deve ser encarado como um conceito amplo, não restrito apenas às questões relacionadas à fauna e à flora, mas também envolvendo todos os aspectos que possam vir a influenciar a relação do ser humano com a natureza.
O aumento da população mundial implica no aumento do uso das reservas do planeta, da produção de bens, e também da geração de lixo.
Atrelado a isso, vem o aumento da poluição do solo, das águas (subterrâneas e de superfície) e do ar, levando a um contínuo e acelerado processo de deterioração ambiental.
A maioria dos problemas ambientais que hoje ocorrem no mundo poderia ter sido evitada se a educação ambiental e a conseqüente conscientização ecológica fizessem parte das preocupações das sociedades desenvolvidas desde a revolução industrial. O desconhecimento dos efeitos ambientais de certas ações está na origem de grandes desastres ecológicos. Parece ser consensual a necessidade de disseminar, entre todos, desde a infância, uma nova consciência e mudança de atitudes, visando a construção de um desenvolvimento sustentável.
Na busca pela melhoria da qualidade de vida, a indústria pró-ativa assume o seu papel de co-responsável, tornando-se parceira de segmentos representativos da sociedade. Não basta