Produção industrial
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TAÍS VENITES KALB
PRODUÇÃO INDUSTRIAL
PRIMAVERA DO LESTE - MT
2011
TAÍS VENITES KALB
PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Trabalho de produção textual apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de média bimestral na Atividade Interdisciplinar do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.
PRIMAVERA DO LESTE – MT
2011
INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão apresentadas as definições conceituais do Sistema de Acumulação de Custos, pois este a ser adotado pela empresa é totalmente dependente do produto ou do serviço produzido, bem como do processo de produção empregado. O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas a gestão de custos. Também veremos os conceitos de Custeios, Custos, Rateio dos Custos, Produtos em Processo e Produtos Acabados. As informações contidas neste são conceituais e teóricas que embasam o cálculo dos custos unitários utilizando unidades equivalentes, a formação do preço de venda, o cálculo da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio.
Sistemas de Acumulação de Custos É a forma como os custos são acumulados e apropriados aos produtos. O sistema de acumulação de custos corresponde ao ambiente básico no qual operam os sistemas e as modalidades de custeio. Ele representa a forma com que os custos são transferidos aos produtos fabricados. Uma vez calculado os custos de cada centro de custo (produtivo ou auxiliar), é necessário transferir tais custos aos produtos. Então, o fato da contabilidade apurar os custos de cada centro não significa que sua tarefa está