produção grafica
A escolha do papel no qual será impresso o material também é importante para garantir um diferencial do produto, tendo assim mais qualidade e ótimos resultados. Conhecendo os papéis e suas características, auxilia no momento da escolha para que o mesmo seja mais adequado à sua peça gráfica. Para que esta escolha seja correta, você deve levar em considerações o tipo da criação, a tinta e as possibilidades de acabamentos.
Abaixo alguns tipos de papéis e suas aplicações:
Couchê
É um tipo de papel resistente, mais caro, mas amassa facilmente dependendo da gramatura. Graças a textura lisa e delicada, possui uma ótima qualidade de impressão. Uma característica do couchê brilho é que nas áreas que serão impressas (que terá tinta de impressão) possuam um brilho acetinado em ambas faces. Já o couchê fosco possui menos brilho, maior tempo de secagem da tinta e é mais barato que o brilho. Sua gramatura é bastante abrangente, mas trabalha basicamente com 04 gramaturas: 90, 120, 150 e 250 gramas.
Aplicações:
Cartão de Visita;
Folders;
Flyers;
Panfletos em geral;
Tags;
Encartes de Supermercados;
Cartazes e outros.
Duplex
Mais conhecido como papelão, é um tipo de papel composto por 2 camadas de papel, sendo a primeira de branca, acetinada e lisa e a segunda camada com uma pasta não branqueada (por isso o papel fica com essa cor) O verso do papel permite melhor qualidade e produtividade na hora da impressão. A gramatura do papel Duplex é 250 gramas e 300 gramas.
Aplicação de materiais:
Calendário de Parede;
Sacolas;
Caixas;
Embalagens em geral.
Off-set
É o Papel mais utilizado, e como possui bastante cola na sua composição, ele tem superfície uniforme. É um papel bastante branqueado (dos