Produção em RTVC
PRODUÇÃO EM RTVC:
“LOUCURA, LOUCURA, LOUCURA!!”
Feira de Santana
2011
PRODUÇÃO EM RTVC:
“LOUCURA, LOUCURA, LOUCURA!!”
Trabalho apresentado para a disciplina Introdução a Publicidade e Propaganda, ministrada pela professora Soraya Oliveira, como requisito parcial para aprovação no segundo semestre do curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da UNEF/FAN.
Feira de Santana
2011
INTRODUÇÃO
Através deste trabalho procuramos apresentar o universo de uma agência de comunicação alisando um determinado departamento: RTVC, o responsável pelas produções eletrônicas. Com quem esse profissional se relaciona dentro da agência? Como funciona a escolha dos melhores fornecedores para determinada campanha? Mudanças no mercado! As novidades tecnológicas! Procuramos o melhor profissional para responder essas e outras dúvidas que surgiram a partir da determinação do tema apresentado.
DESENVOLVIMENTO
Um dos principais profissionais do departamento de produção em RTVC de uma agência é o produtor. Ele é “O cara de pau” ou “O Milagreiro”, melhor denominado como “Curandeiro”, até por que, imprevistos sempre acontecem, e nessa hora é ele quem se vira nos 30.
Partindo para o real significado das siglas RTVC, nos deparamos com o profissional responsável pelas produções eletrônicas, que são as peças publicitárias para o Rádio (spot/ jingle), TV (vt/ informe/ programetes) e Cinema (longa e curta metragem). Buscando não fugir do ambiente de uma agência, não nos aprofundamos na produção cinematográfica, mas percebemos claramente a paixão desse profissional pela produção conematográfica, afinal, ela fornece uma base espacial e tecnológica para um bom produtor de RTVC que trabalha em uma agência de comunicação.
O produtor de RTVC, assim como qualquer outro profissional de uma agência, não trabalha isolado, para executar o